Desta terça-feira (30) até 11 de agosto, a Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, apresenta a mostra 1944: O Ano Noir, destacando filmes que definiram as bases do subgênero mais sedutor do cinema policial estadunidense.
Títulos como Alma Torturada (1942), À Sombra de uma Dúvida (1943) e Beijo da Morte (1947) traduziam angústias da população dos EUA, com o sentimento de segurança e estabilidade em xeques por conta da Segunda Guerra Mundial. Assim disse o pesquisador Bertrand de Souza Lira, autor de Cinema Noir: A Sombra como Experiência Estética e Narrativa (Editora UFPB, 2015): "Com seus valores abalados, a sociedade absorveu facilmente a concepção niilista do homem, com temas sombrios, como alienação, corrupção, desilusão e neurose, alimentando os argumentos noir". Em cenários pessimistas e fatalistas, a sobrevivência demandava personagens de ética e moral ambivalentes.
Daí as femmes fatales e os homens tragados por seus próprios desejos, como os personagens de Pacto de Sangue (1944), clássico de Billy Wilder que abre a programação da Cinemateca Capitólio. Com roteiro coescrito pelo romancista Raymond Chandler, de O Longo Adeus, a partir de livro de James M. Cain, o longa-metragem sintetiza, brilhantemente, a gramática do cinema noir. Na trama, Fred MacMurray é um vendedor de seguros que se acha esperto e acaba seduzido por uma loira fatal (Barbara Stanwyck) que deseja se livrar do marido. No Oscar, concorreu em sete categorias, incluindo melhor filme, diretor, atriz, roteiro e, claro, a fotografia em preto e branco assinada por John F. Seitz, cheia de contrastes e sombras.
A mostra inclui dois filmes realizados em 1944 que dialogam com o noir: À Meia-Luz, de George Cukor, que deu origem ao termo gaslight, e Idílio Perigoso, dirigido pelo mestre Jacques Tourneur para a produtora RKO. E, dentro do Projeto Raros, haverá a exibição de um título dinamarquês, Melodia do Assassinato.
Confira os nove filmes, as datas e os horários das exibições. Os ingressos custam R$ 10, à venda na bilheteria do cinema, que é aberta uma hora antes da primeira sessão do dia.
Mostra 1944: O Ano Noir
À Meia-Luz
(Gaslight, EUA, 1944, 114min), de George Cukor. Após a morte de sua tia, uma famosa cantora de ópera, Paula (Ingrid Bergman) vai estudar na Itália, onde conhece seu futuro marido, Gregory Anton. De volta à mansão vitoriana de sua família, em Londres, Paula começa a suspeitar que o homem, aparentemente encantador, pode ser uma pessoa perigosa.
A Dama Fantasma
(Phantom Lady, EUA, 1944, 87min), de Robert Siodmak. Homem conhece uma mulher misteriosa num bar. Ao voltar para casa, encontra a esposa estrangulada. Ao buscar a mulher misteriosa para provar sua inocência, descobre que ninguém a viu. Baseado no romance de Cornell Woolrich.
Até a Vista, Querida
(Murder, my Sweet, EUA, 1944, 95min), de Edward Dmytryk. Contratado por um trapaceiro para descobrir o paradeiro de sua antiga namorada, o detetive Philip Marlowe (Dick Powell) se envolve numa complexa trama. Adaptação do clássico de Raymond Chandler.
Barba Azul
(Bluebeard, EUA, 1944, 72min), de Edgar G. Ulmer. Em Paris, um artista (John Carradine) contrata modelos para posar para suas obras. Após finalizar seus retratos, algo perigoso acontece.
Idílio Perigoso
(Experiment Perilous, EUA, 1944, 91min), de Jacques Tourneur. Durante uma tempestade, em uma estranha viagem de trem, o doutor Bailey conhece uma mulher que morre em circunstâncias misteriosas. Intrigado, ele adentra o núcleo de uma família cheia de segredos, enredando-se gradativamente em uma trama trágica. Com Hedy Lamarr.
Laura
(Laura, EUA, 1944, 87min), de Otto Preminger. Um detetive investiga o assassinato de Laura (Gene Tierney), a diretora de uma agência de propaganda. Enquanto a investigação evolui, ele desenvolve uma fascinação pela vítima. Ganhou o Oscar de fotografia e disputou outras quatro categorias, incluindo direção e ator coadjuvante (Clifton Webb).
Pacto de Sangue
(Double Indemnity, EUA, 1944, 108min), de Billy Wilder. Em uma visita de trabalho, o agente de seguros Walter Neff conhece a atraente (e casada) Phyllis Dietrichson. Eles logo se apaixonam e Phyllis o convence a elaborar um plano para assassinar seu marido. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro do marido.
Um Retrato de Mulher
(The Woman in the Window, EUA, 1944, 99min), de Fritz Lang. Certa noite, enquanto sua esposa e filhos estão de férias fora da cidade, o pacato professor Richard Wanley (Edward G. Robinson) conhece Alice Reed (Joaan Bennett), a modelo retratada numa tela exposta no clube que frequenta. Eles começam a conversar e Richard vai para o apartamento de Alice, que lhe mostra o esboço de outros desenhos. Tudo vai bem até a chegada de um estranho.
Projeto Raros: Melodia do Assassinato
(Mordets Melodi, Dinamarca, 1944, 74min), de Bodil Ipsen. Uma série chocante de assassinatos assombra Copenhague. Cada homicídio é precedido por uma voz que canta uma canção de cabaré francesa, popularizada por Sonja, artista local que compartilha o mesmo nome das vítimas dos assassinatos. Bodil Ipsen, um dos nomes mais importantes do cinema dinamarquês, produziu esse suspense sombrio e ambíguo em 1944, durante o período em que a Dinamarca foi ocupada pela Alemanha nazista.
A programação
30 de julho (terça-feira)
- 15h: Pacto de Sangue
- 17h: A Dama Fantasma
- 19h: Um Retrato de Mulher
31 de julho (quarta-feira)
- 15h: Barba Azul
- 17h: À Meia-Luz
- 19h: Até a Vista, Querida
1° de agosto (quinta-feira)
- 15h: Idílio Perigoso
- 19h15min: Laura
2 de agosto (sexta-feira)
- 15h: Até a Vista, Querida
- 19h15min: À Meia-Luz
3 de agosto (sábado)
- 19h15min: Pacto de Sangue
4 de agosto (domingo)
- 17h: Barba Azul
6 de agosto (terça-feira)
- 15h: Laura
- 19h15min: Idílio Perigoso
7 de agosto (quarta-feira)
- 15h: Um Retrato de Mulher
11 de agosto (domingo)
- 15h: À Meia-Luz
- 17h: A Dama Fantasma