Criado há quase 20 anos — estreou em 2005 — pela jornalista Rejane Martins, o Mesa de Cinema vai promover uma edição solidária nesta quarta-feira (5). O evento será realizado no abrigo do Centro Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, para vítimas da enchente que devastou o RS durante o mês de maio. Você pode ajudar financeiramente e até degustar o prato que será servido (leia mais logo abaixo).
Duzentas pessoas, incluindo 75 crianças, vão assistir ao filme de animação A Princesa e o Sapo (2009) e saborear uma marmita especial preparada pela equipe do chef Fabrício Goulart, que é fundador da Feitosa Foodtech e está desde o dia 2 de maio à frente de ações para alimentar abrigados, voluntários e comunidades vulneráveis. "É a despedida deles do abrigo, e queremos proporcionar um momento de alegria", diz o post do @mesadecinema no Instagram.
Dirigido por Ron Clements e John Musker, a mesma dupla de A Pequena Sereia (1989) e Moana (2016, com Don Hall), e ambientado na década de 1920, A Princesa e o Sapo trouxe a primeira protagonista negra em um longa-metragem animado da Disney. Tiana é uma jovem batalhadora que mora no bairro francês da cidade de New Orleans, no Estado da Louisianna, nos EUA (que, vale lembrar, também foi inundada, em 2005, por causa do furacão Katrina). Seu sonho é abrir um restaurante. Quando vai a uma festa promovida por uma amiga, ela encontra um sapo falante e aceita o desafio de beijá-lo para livrá-lo de uma maldição. Só que, em vez de surgir um príncipe, é a garota quem se transforma num animal.
O chef Fabrício resolveu servir o prato mais marcante da culinária cajun da Louisiana. O gumbo (ou gombo, ou ainda gombô) é um guisado ou uma sopa grossa, geralmente feito com vários tipos de carne ou mariscos, que se come com arroz branco. A receita para os abrigados será com frango e linguiça, tendo arroz de cúrcuma como acompanhamento. Para completar o cardápio, há outro clássico sulista estadunidense: beignets, pãezinhos doces fritos que são semelhantes ao popular sonho.
Existem duas maneiras de apoiar o Mesa de Cinema Solidário. A primeira é fazendo uma doação em dinheiro. O valor sugerido é de R$ 100, mas os organizadores frisam que a contribuição é livre. Quem quiser receber em casa o gumbo e os beignets podem doar R$ 150 — mas essa opção é válida somente para Porto Alegre e arredores.
O Pix é via CPF 35250496091. Para mais informações e para saber sobre a disponibilidade de entregas, consulte o WhatsApp (51) 98029-1235.