Começa nesta quinta-feira (14) a 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que oferece ao público de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas a oportunidade de examinar alguns dos principais elementos que constituem a atual produção cinematográfica do país europeu.
A mostra tem curadoria de Christian Boudier e Emmanuelle Boudier e ocorre simultaneamente em mais de 60 cidades do Brasil.
Nesta coluna, destaco três títulos que considero imperdíveis (já vi algumas das recomendações dos curadores, como O Desafio de Marguerite e Making Of, mas não entrariam em uma lista minha dos melhores do ano). Atenção para as datas e horários: dois dos três longas têm pouquíssimas sessões.
Anatomia de uma Queda (2023)
De Justine Triet. Só por ter recebido a Palma de Ouro no Festival de Cannes o filme já mereceria sua atenção. Mas há mais atrativos neste drama de tribunal sobre uma escritora que é a principal suspeita de matar o marido em um chalé isolado nos Alpes franceses — o corpo foi descoberto pelo filho do casal, o menino cego Daniel (Milo Machado Graner).
A investigação traz à tona as fissuras do casamento, coloca um peso sobre o garoto — seu testemunho pode ser decisivo para culpar ou inocentar a mãe — e permite ao roteiro escrito pelo casal Justine Triet e Arthur Harari discutir um tema muito contemporâneo: o que é verdade? Em texto recente publicado em ZH, o crítico e pesquisador Marcus Mello também destacou a atriz alemã Sandra Hüller, que, "interpretando em dois idiomas que não são o seu, o inglês e o francês, cria uma personagem multifacetada, protagonista absoluta de um drama conjugal de contornos bergmanianos, que a coloca desde já como favorita ao Oscar".
Sessões em Porto Alegre: dia 10/11, às 19h55min, no Espaço Bourbon Country, e dia 11/11, às 20h30min, no Cineflix do Shopping Total. Sessão em Pelotas: dia 10/11, às 20h55min, no Cineflix do Shopping Pelotas.
As Bestas (2022)
De Rodrigo Sorogoyen. Nesta coprodução franco-espanhola exibida no Fantaspoa 2023, Antoine (Denis Ménochet) e Olga (Marina Foïs) são um casal francês que vive em uma aldeia no interior da Galícia, na Espanha. Eles levam uma vida tranquila, cultivando vegetais e reabilitando casas abandonadas, mas sua recusa em concordar com a implementação de um parque eólico acentuará os desentendimentos com os vizinhos, especialmente com os irmãos Xan (Luis Zahera) e Loren (Diego Anido).
Desde a cena de abertura, ao mesmo tempo selvagem e poética, em que homens se atiram sobre cavalos bravios para tentar domá-los, As Bestas justifica a vitória arrasadora no Goya, o prêmio da Academia Espanhola. Foram nove troféus: melhor filme, direção, ator (Ménochet), ator coadjuvante (Zahera, cru e assustador), roteiro original, fotografia, edição, som e música. Sorogoyen retrata como podem ser tensas as relações humanas, sobretudo quando temperadas pela xenofobia e por visões de mundo muito diferentes: para Xan e Loren, vender as terras é a chance de escapar da miséria e do "cheiro de merda"; para Antoine e Olga, que vieram da cidade, a simplicidade rural foi uma escolha.
Sessões em Porto Alegre: 10/11, às 18h15min, dia 13/11, às 18h15min, dia 14/11, às 20h50min, e dia 21/11, às 14h, no Espaço Bourbon Country; dia 15/11, às 20h20min, e dia 17/11, às 20h25min, no Cineflix do Shopping Total; dia 24/11, às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim. Sessões em Pelotas: dia 13/11, às 18h45min, e dia 14/11, às 21h20min, no Cineflix do Shopping Pelotas. Sessão em Caxias do Sul: dia 3/12, às 19h30min, na Sala Ulysses Geremia.
E Deus Criou a Mulher (1956)
De Roger Vadim. Na pequena comuna de Saint-Tropez, a sedutora órfã Juliette (Brigitte Bardot, alçada à condição de estrela) é o objeto de desejo de todos os homens. Ela provoca o milionário Eric (Curd Jürgens) e se sente atraída por Antoine (Christian Marquand). Para fugir do orfanato, ela aceita se casar com Michel (Jean-Louis Trintignant), o irmão mais jovem de Antoine. Por causa de seu erotismo, o filme foi banido de alguns países católicos à época e sofreu censura em outros.
Sessões em Porto Alegre: dia 11/11, às 16h, no Cineflix do Shopping Total, dia 19/11, às 15h45min, no Espaço Bourbon Country, e dia 19/11, às 17h, na Cinemateca Paulo Amorim. Sessão em Pelotas: dia 19/11, às 16h45min, no Cineflix do Shopping Pelotas