Adoro cobrir o Festival de Cinema de Gramado, mas bem que eu queria estar em Porto Alegre nesta semana para participar, literalmente e figurativamente no escuro, da Mostra Descubra, em cartaz de terça (15) a sexta (18) na Sala Redenção, no Campus Central da UFRGS.
Exibidos com entrada franca, os filmes só terão seus títulos revelados na hora da sessão. Já seria bacana ser surpreendido assim, mas os curadores da programação — os bolsistas Victor Souza, Vitor Cunha, Nicolas Collar e Manu Couto — resolveram aprimorar a brincadeira, atiçando a curiosidade do espectador: criaram enigmas sobre cada longa, para que a gente tente descobrir os nomes.
Vou confessar a vocês: as pistas estão ótimas, mas não confio no meu faro. Portanto, peço ajuda aos leitores para desvendarmos juntos as quatro atrações da Mostra Descubra.
FILME 1
(Selecionado por Victor Souza)
Enigma: Quem me fez já não está mais entre nós, dele sou o primeiro, um dos poucos de piada absoluta. Sou protagonizado por uma dupla que já fez muito sucesso, mas hoje é conhecida apenas por um nome, sem sobrenome. Quem sou eu?
Palpite: quebrei a cabeça, mas não me veio nada que se encaixasse bem em todas as categorias.
Sessão nesta terça, dia 15, às 16h
FILME 2
(Selecionado por Vitor Cunha)
Enigma: Em meio às maravilhas mecânicas, sou sobre o natural. Em meio à imensidão do mundo exterior, sou sobre o que há de mais interno. Desafio expectativas dentro e fora da tela. Quem sou eu?
Palpite: 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, ou Solaris (1972), de Andrei Tarkovski, ou ainda Interestelar (2014), de Christopher Nolan.
Sessão nesta quarta, dia 16, às 19h
FILME 3
(Selecionado por Nicolas Collar)
Enigma: Tenho morte, mas não sou terror. Sou sobre desejo, mas não sou pornô. Falo sobre a juventude e o trauma posterior. Quem sou eu?
Sessão nesta quinta, dia 17, às 16h
FILME 4
(Selecionado por Manu Couto)
Enigma: Sou um filme maldito, mas meu diretor ainda é popular. Meus personagens gostam de brilhos e vestidos caros, mas gostam mais ainda de estar sem eles. Sou glamouroso, mas a decadência me assombra. Quem sou eu?
Palpite: menor ideia. Mas deve ser bom! Pior: provavelmente eu já vi, mas não estou sabendo identificar na memória. Ou o filme pensado não fecha com a pista dada sobre o diretor.
Sessão nesta sexta, dia 18, às 16h