Tem exibições no 19º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa, um forte candidato ao título de filme mais surpreendente da temporada: A Mesa da Sala de Jantar (2022). Dirigido pelo espanhol Caye Casas, o longa-metragem terá sessões na Cinemateca Capitólio nesta terça (25), às 20h30min — com a presença do cineasta —, e na quarta-feira (26), às 13h.
Começa como uma comédia engraçadíssima: Jesus (David Pareja) e María (Estefania de los Santos), pais do recém-nascido Cayetano, estão em uma loja de móveis, onde um vendedor picareta tenta convencer o casal de comprar "la mesita del comedor" do título original, a mesinha de centro Röret, uma peça de "design sueco, pintada em bronze, com vidro inquebrável, sobre uma estrutura com a imagem de duas belas garotas, feitas em marfim e banhadas numa perfeita imitação de ouro".
O marido quer levar, a esposa não, mas como ela já escolheu as cores do apartamento, o dia do casamento, o terno que ele vai usar, o vestido da sogra, a hora de ter um filho e o nome do guri ("Um nome ruim, de toureiro fascista!", o pai reclama), Jesus pode curtir uma rara e pequena vitória no dia em que vão receber a visita de seu irmão, Carlos, e de sua namorada de 18 anos, Cris.
E mais não dá para dizer sobre este filme espanhol de baixo orçamento (40 mil euros, o equivalente a R$ 223 mil) que, como de costume no Fantaspoa, toma um caminho desnorteante, oferecendo uma trama absolutamente incomum e nos colocando em uma situação absurdamente aflitiva, na qual um dos personagens sabe de algo que os outros desconhecem.
Prepare-se para suar frio, quem sabe até ficar nauseado, mas vá ao cinema. Este é do tipo um em um milhão.