Das incertezas e prejuízos que golpearam o turismo em 2020, surgiram também convicções: uma delas, a valorização dos destinos hiperlocais, aqueles a não muitos quilômetros dos grandes centros urbanos. Foi com base neles que, em outubro passado, o Airbnb criou a campanha #ADoisPassosdoParaíso. E aí fiquei pensando nos pequenos paraísos dos quais eu gosto, "a dois passos" de Porto Alegre. Um dos primeiros para retornar é o roteiro Delícias da Colônia e seu entorno (como sempre ressalvo, sou suspeita, pois fica no "meu" Vale do Taquari). Se não der agora, anote para depois. Prestigiar o que está próximo é uma tendência que tem tudo para ficar. O Delícias da Colônia percorre Estrela, Colinas e Imigrante. Saindo de Porto Alegre, são 112 quilômetros até Estrela (via BRs 448 e 386). Confira algumas das atrações integrantes do roteiro e outras no caminho:
Alambique Berwanger (Estrela)
Na casa centenária em estilo enxaimel, típico da colonização alemã, a família que foi uma das pioneiras do roteiro produz licores (13 sabores) e cachaças (quatro). No porão, dá para degustar os produtos, e o jardim é cenário perfeito para fotos. Grupos são atendidos só por agendamento, mas famílias, casais e visitantes individuais podem conhecer o local de segunda a segunda, das 7h30min às 18h30min. Linha São José, fones (51) 99699-6803 e 99727-8274.
Associação dos Artesãos e Produtores Coloniais (Colinas)
As atividades, interrompidas pela pandemia, devem ser retomadas em 2021 em dias pré-estabelecidos. O café colonial servido pela associação na antiga Estação Férrea, de qualquer forma, precisa de agendamento. No local costumam ser vendidos pães, doces e cucas. Ligue e confirme. Rua da Estação, centro de Colinas, fones (51) 99995-2365 e 98925-8012.
Morro Thomas (Colinas)
Do mirante, se tem uma vista privilegiada do Vale e, claro, do Rio Taquari. É lugar não só para contemplar, mas também para fazer caminhada, trilha por entre árvores centenárias e piqueniques.
Cervejaria Meridional (Colinas)
Surgiu há três anos, fruto de uma ideia dos amigos e compadres (e agora sócios) Eduardo Schoedler, o cervejeiro, e Ana Paula Decker, responsável pela administração. Produz cinco estilos de cerveja. Eles mantêm uma loja de fábrica para atendimento aos clientes e onde, através de uma área envidraçada, dá para enxergar a cerveja sendo feita. A pandemia reforçou a necessidade de agendamento. A degustação é possível nas mesas dispostas segundo os protocolos. Funciona todos os dias, mas só é aberta ao público aos sábados e domingos à tarde. Fica na Rua General Osório, 339. Fone (51) 99711-0016.
Casa Tassinary Vinícola (Colinas)
Oficialmente aberto durante a pandemia, há seis meses, o local para produção de vinhos finos tem vista para o Rio Taquari e é lugar para se apreciar o pôr do sol. Os jantares das sextas-feiras estão suspensos, assim como as visitas guiadas com degustação, mas aos sábados e domingos há happy hour a partir das 16h, com tábuas de frios acompanhadas de vinhos finos e espumantes _ com distanciamento de mesas e uso obrigatório de máscara _ e, a partir das 18h30min, é servido o prato do dia (massa, tortéi, risoto, filé...). Rua Anton Brentano, 267. Fone para reservas (51) 98299-5557.
Convento São Boaventura (Imigrante)
Idealizado por freis holandeses, teve sua construção entre 1939 e 1952. Os arcos marcantes, assim como todo o prédio, foram erguidos em pedra grês. Está fechado desde o início da pandemia, mas costumava receber e hospedar pessoas para cursos e retiros, o que deve voltar a ocorrer assim que a situação se normalizar. O único ponto que pode ser visitado é a capela. No lado externo, está enterrado o cardeal Aloísio Lorscheider (1924-2007), que chegou a ser votado nos conclaves que elegeram o papa João Paulo I e João Paulo II, em 1978. Fica em Daltro Filho, no interior de Imigrante. Fones: (51) 3754-2021 e 3754-0376.
Cactário Horst (Imigrante)
É um paraíso para quem gosta de jardinagem e quer incrementar seu espaço ou coleção com cactos e suculentas. Há cerca de mil espécies e é conhecido como o maior cactário do Brasil. Tem visitas acompanhadas, venda de plantas e café. Como o espaço é de 12 mil metros quadrados, o risco de aglomeração é reduzido e há visitas acompanhadas, com uso de máscara obrigatória e distanciamento. Abre de segunda a sexta (7h30min às 11h30min e 13h às 18h) e aos sábados (7h30min às 11h30min e 13h às 17h). Rua Guilherme Ernesto Lageman, 443. Fones: (51) 3754-1083, 98306-8282 e 98205-5541.
***
Uma viagem virtual pelo Tibet
Assim como fez em 2020, com 33 apresentações de seus Grand Tours, o viajante Beto Conte já começa o ano na próxima segunda (11) apresentando seu primeiro roteiro virtual para 2021. Via Zoom e YouTube, às 19h, ele leva seus convidados ao Tibet. As sessões sempre são acompanhadas de fotos, vídeos e comentários de especialistas em política, história ou turismo. Além do registro de uma viagem recente, Beto faz um resgate afetivo de sua primeira visita, há 35 anos. A nova temporada segue na Ásia com Indochina, Índia, Butão e Uzbequistão. Pelo menos seis vezes por ano, Beto realiza seus Grand Tours, levando viajantes a incursões culturais pelo mundo, mas a pandemia obrigou às não menos interessantes viagens virtuais, acompanhadas por um público fiel.
Inscrição gratuita no www.triptravel.com.br/eventos. No canal youtube.com/triptraveltur, dá para conferir os 33 episódios da série Beto no Mundo 2020.