Apesar de o turismo ser uma das principais atividades de Foz do Iguaçu há décadas (e se você nunca foi às Cataratas, vá correndo!), a gastronomia local nunca foi lá muuuito forte. Mas o cenário vem mudando nos últimos anos. Um dos bistrôs/restaurantes/cafés (é difícil caracterizar) mais queridos da cidade agora é o Empório com Arte.
Começou com o proprietário — o farmacêutico mineiro Sérgio Teixeira — abrindo um espaço para vender artesanato e produtos de Minas Gerais e acabou se expandido. Na casa de madeira dos anos 1940, tudo está à venda, e apreciar os objetos é só uma das atrações. Ela vira uma pequena babel com turistas do mundo inteiro nas mesas espalhadas na área interna e na varanda.
Na tarde calorenta em que estive ali, optei por um refrescante, ainda que doce, chá de hibisco com geleia de laranja. Fome não havia, mas também não resisti aos bolinhos de aipim com carne seca e abóbora e costelinha defumada com ora pro nobis. Eles vêm acompanhados por molhos chimichurri, pimenta e creme de pimenta com especiarias.
Fica na Avenida das Cataratas, 569, fone (45) 3572-4240.