Sim, nós (a coluna, eu e certamente muitos leitores) gostamos de castelos. Você os vê com frequência por aqui. Muitos gaúchos, particularmente, constroem suas versões de castelos inspirados nas construções medievais visitadas mundo afora.
As três imagens que ilustram este texto, por exemplo, mostram um castelo que está sendo erigido há quatro anos por uma família em São Francisco de Paula, a simpática São Chico, a 120 quilômetros de Porto Alegre.
Está quase pronto e eu não o visitei ainda, mas conversei com um dos proprietários, o músico e empresário Antonio Caringi de Turnes, 35 anos, que está tocando o empreendimento com a irmã, a também empresária Manuela Caringi de Turnes Amato, 42 — o pai deles, que era um entusiasta da ideia, morreu semanas atrás sem poder ver a obra 100% finalizada.
E se você acha que conhece um dos sobrenomes dos manos, não se enganou: eles são netos de Antônio Caringi, o artista da Estátua do Laçador.
A ideia, com o Castelo Montsalvat, é abri-lo para eventos — ensaios fotográficos, festas, casamentos —, aproveitando o fato de ficar próximo tanto da Capital e mais ainda de outras cidades turísticas como Gramado e Canela. Além da área interna, que contará com duas suítes temáticas, a área externa tem 2 mil metros quadrados de jardins e estacionamento.
Por que um castelo? Por que Montsalvat? Por que em São Chico?
É Antonio quem responde:
— Morei cinco anos na Europa, andei por 14 países. Meus pais, minha irmã e eu sempre fomos apaixonados pela serra gaúcha, que lembra certas regiões da Europa Central. São Francisco de Paula, já nos anos 1950, era conhecida como a Suíça gaúcha. Minha irmã possui uma empresa de eventos na Capital e resolvemos focar num espaço temático de convenções, numa área com densidade florestal ombrófila, precipitação de neve e a rusticidade natural que muito me lembra esses países que conheci no Velho Mundo. O nome do castelo é uma referência aos mitos celtas arturianos, ligado ao tema do Santo Graal (mencionado inclusive em duas óperas de Wagner).
Outras construções no Estado
Então, já coloquei na minha lista de visitas a "castelos gaúchos" uma ida ao Montsalvat. Eu a adicionarei ao Castelo de Pedras Altas, onde estive anos atrás e pude conhecer seu interior, além de tomar um chá no jardim com a neta de Joaquim Francisco de Assis Brasil (retornei, dois anos atrás, com o castelo já fechado a visitas e posto à venda); e ao Castelo Lacave, réplica de um mosteiro medieval espanhol do século 11 que já abrigou uma vinícola (hoje em reestruturação), em Caxias do Sul, e hoje tem restaurante, recebe eventos e pode ser visitado em tours guiados de hora em hora de terças a domingos.