É uma pena que Charlotte tenha sido notícia, na semana passada, por conta de mais um tiroteio em campus universitário dos EUA, deixando dois mortos e feridos. Estive ali uns dias antes e a cidade, de aparência agradável, abriga um dos museus mais bacanas entre os que visitei ultimamente, o Mint Museum Uptown, esse da foto.
O prédio de 13,5 mil metros quadrados é de 2010, embora o museu como tal exista desde 1936 (há uma outra unidade, a original, o Mint Museum Randolph). Reúne uma interessante coleção de arte contemporânea, arte americana e europeia, além de design. As coleções e mostras, espalhadas pelos cinco andares, são fáceis de percorrer.
Há, entre as obras expostas, O Nascimento de Vênus, depois de Botticelli (Imagens de Lixo), de 2008, do brasileiro Vik Muniz. E uma curiosa e questionável mania de tentar tornar tudo "interativo": ao lado de algumas obras, um pedido para que o visitante imite a pose da pessoa retratada e poste a foto nas redes sociais com a hashtag do museu. Engraçadinho, mas dispensável.