Das coisas boas das redes sociais e de sua instantaneidade, uma é registrar e compartilhar o sentimento na hora em que se vive/visita um lugar. Foi assim que descrevi a cidade de Luxemburgo em minha primeira caminhada por lá, com uma foto parecida com esta acima, publicada no Instagram: "Alguns lugares parecem de sonho. E são". Passado algum tempo, a sensação permanece.
A capital do país de mesmo nome dá a impressão de ter saído de um conto de fadas. Ao mesmo tempo, apresenta-se moderna, arejada, interessante. E nada modesta. É assim que ela é descrita em seu site oficial: "Multicultural, criativa, eclética e multilíngua". Mais do que isso, "uma cidade moderna com raízes profundas".
De fato, há história e cultura por todo lado. Com cerca de 100 mil habitantes, sede de inúmeras entidades internacionais e abrigando moradores de 170 nacionalidades, é também uma das que têm o PIB per capita mais elevado do mundo. De muitas pessoas que me disseram ter passado pela cidade, a maioria falou em um lugar de trânsito - como conexão de algum voo para um outro destino ou como parada para descansar em viagens rodoviárias entre Alemanha, Bélgica, França e Holanda. Minha estada também não foi longa, mas era meu destino premeditado e recomendo que ele seja tratado muito melhor do que apenas como um ponto de transição.