Há dias queria ter publicado esse roteiro que recebi do Turismo da Suíça. Ele descreve (as fotos são maravilhosas) um trajeto turístico de trem pelo país criado só em 2015, ainda que trens sejam coisa antiga por lá: o primeiro circulou em 1847.
Mas o circuito ferroviário em questão, o Grand Train Tour of Switzerland atravessa 1,6 mil quilômetros de ferrovias, passando por cantões, montanhas e lagos do país - um total de 44 atrações, 22 lagos, 11 Patrimônios Mundiais da Unesco, cinco vales alpinos, quatro regiões linguísticas e duas reservas de biosfera.
O trajeto entre Genebra e Zurique dura cerca de 2h40min. Já um outro percurso, um dos mais famosos do país, entre Zermatt e St. Moritz, leva pouco mais de sete horas com o trem panorâmico Glacier Express, com vista para montanhas, desfiladeiros e vales, além de 91 túneis e 291 pontes.
As rotas no circuito também incluem as chamadas linhas panorâmicas:
- o Wilhelm Tell Express, que vai de Lucerna a Lugano, combina cruzeiro no lago com viagem de trem ao longo da ferrovia Gotthard.
- o Bernina Express circula pela rota Albula-Bernina, cuja paisagem é listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A ferrovia atravessa a fronteira numa viagem entre Thusis e Tirano, já na Itália.
- o GoldenPass Line, que liga Montreux, no Lago Genebra, a Interlaken e Lucerna.
Para fazer o trajeto, informa o material enviado pelo Turismo da Suíça, pode ser usado o Swiss Pass, com passe válido para todo o sistema de transporte suíço, incluindo navios, ônibus, transporte urbano e trens. Com um único bilhete é possível conhecer todo o país, utilizando todos os meios de transporte. Jovens entre 16 e 25 anos e crianças de quatro a 15 anos têm descontos nas passagens. Crianças até quatro anos viajam gratuitamente.