Agora é oficial: o prefeito Sebastião Melo confirmou na manhã desta quinta-feira (5), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, que vai enviar à Câmara o projeto que autoriza o governo a fazer a concessão do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) à iniciativa privada. Melo chama de "parceirização" o que tecnicamente é a concessão dos serviços de saneamento. O projeto poderá ser encaminhado ainda neste ano, para votação em 2025, ou no início do próximo ano.
O prefeito disse que ainda não definiu se a "parceirização" será total ou parcial. Traduzindo, ainda não estabeleceu se a concessão envolverá água, esgoto e drenagem urbana ou um ou dois desses itens. O estudo será conduzido pelo futuro diretor-geral do Dmae, Bruno Vanuzzi, e pelo atual, Maurício Loss. Como a coluna antecipou, a escolha de Vanuzzi já indicava que a concessão seria prioridade do segundo mandato.
Melo disse que esse não foi o único motivo, mas que levou em conta a expertise de Vanuzzi em parcerias. Destacou que o Dmae precisa de uma readequação para prestar melhores serviços à população.