O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
No Japão para um programa de integração sobre iniciativas de mitigação de desastres naturais, a deputada federal Any Ortiz (Cidadania-RS) teve encontros com o vice-governador da província de Fukushima, Masaaki Suzuki, e com a Princesa Kako, sobrinha do imperador Naruhito. A viagem foi a convite da embaixada japonesa, que também pagou pelo deslocamento e hospedagem.
O encontro com a princesa foi no Palácio Imperial, em Tóquio. As duas conversaram sobre os impactos da enchente no Rio Grande do Sul, situação que a princesa diz ter acompanhado pela TV e pela internet.
Para representar a cultura gaúcha, Any Ortiz entregou uma gaita de oito baixos como presente a Kako, que ficou "encantada". A princesa chegou a pedir para a deputada tocar algumas notas no instrumento, que foi doado pelo músico Renato Borghetti, e mostrou interesse em aprender a tocar.
Com o vice-governador de Fukushima, o assunto foi a celebração dos 400 anos das Missões Jesuísticas Guaranis. Any Ortiz entregou a Suzuki uma réplica da Cruz de Caravaca, símbolo missioneiro utilizado pelos jesuítas e indígenas na região da Missões. A deputada recebeu, em retribuição, um Akabeko — uma vaca de brinquedo que está na cultura japonesa há mais de 400 anos, considerada um símbolo de saúde e boa sorte.