Sem candidato em Porto Alegre, o PSDB saiu chamuscado da eleição municipal nas principais cidades do Estado. Os tucanos não conseguiram emplacar o nome do partido, Fernando Estima, para o segundo turno em Pelotas, terra do governador Eduardo Leite e da presidente estadual da sigla e atual prefeita, Paula Mascarenhas.
A sigla que hoje governa três das cinco cidades com mais de 200 mil eleitores (Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria), não ficou em primeiro lugar em nenhuma delas. Classificou-se para o segundo turno em Caxias e Santa Maria, mas perdeu votos comparado a ele mesmo quatro anos atrás.
Em Porto Alegre, não conseguiu sequer indicar um candidato e teve de se conformar com um apoio nada convicto a Juliana Brizola (PDT), enquanto a maioria dos candidatos a vereador da federação com o Cidadania trabalhava pela eleição de Sebastião Melo.
Viamão foi o ponto fora da curva: o candidato tucano Rafael Bortoletti fez 48,49% e foi eleito prefeito, mesmo com denúncias de assédio, mantendo o PSDB no comando.