A reeleição do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSD), com 42,66% dos votos válidos, é a consagração de um jeito diferente de fazer gestão, inaugurado por seu antecessor, o deputado federal Luciano Azevedo, duas vezes prefeito.
Pedro, que foi secretário de Luciano, montou uma equipe majoritariamente técnica, apesar de ter sido eleito com uma aliança de 10 partidos. Jovem e sem experiência política, fez um governo inovador, com foco na educação, no desenvolvimento e na atração de investimentos.
Na sua administração, o município foi um dos que mais cresceram no Estado, reforçando sua posição como polo de saúde, diversificando a indústria e apostando na inovação e na agricultura de alta tecnologia.
O prefeito levou para dentro da administração técnicos altamente qualificados, valorizando a formação acadêmica proporcionada pelas universidades do município.
À frente de uma coligação de seis partidos, Almeida enfrentou o ex-prefeito Airton Dipp (PDT) e o candidato bolsonarista Márcio Patussi, apoiado por cinco siglas.