O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
A pouco mais de duas semanas do primeiro turno, Eduardo Leite finalmente embarcou na campanha eleitoral em Porto Alegre. Nesta quarta-feira (18), o governador tucano gravou propaganda ao lado de Juliana Brizola (PDT), candidata à prefeitura de Porto Alegre. No material, Leite enfatiza o discurso de afastamento da polarização e da prioridade ao diálogo com os diferentes campos ideológicos.
O mote da campanha é alinhado com o que já vem sendo defendido pela pedetista, que tenta romper a divisão entre Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) se apresentando como a "única via". Eduardo Leite é tido como um ativo importante para quebrar a polarização principalmente pelo resultado obtido em 2022, quando disputou a reeleição ao Piratini e foi o candidato mais votado na Capital nos dois turnos, chegando a quase 70% dos votos no segundo.
— O governador traz seu apoio à candidatura que, além de importante pelo peso político, também é simbólico: assim como Eduardo Leite, Juliana Brizola está lutando contra uma polarização que tanto atrasa soluções com brigas ideológicas. São dois líderes com capacidade de diálogo — avalia Tiago Brum, publicitário que coordena as campanhas de rádio e televisão de Juliana.
A presença do governador aparece em momento conveniente para a candidatura, que está com chances reais de chegar ao segundo turno, de acordo com a última pesquisa Quaest divulgada na terça-feira (17). Juliana Brizola subiu de 11% para 17% entre agosto e setembro, enquanto Maria do Rosário caiu de 31% para 24%. Considerando-se a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, as duas estão muito próximas do empate técnico.
Desde que o PSDB confirmou apoio a Juliana, em 4 de agosto, a presença do governador na campanha era aguardada pelo PDT e pelo União Brasil, do candidato a vice Thiago Duarte. Leite se envolveu pessoalmente na tentativa frustrada de convencer Nelson Marchezan a concorrer, e teve participação na indicação de apoio da sigla à Juliana Brizola. Em 2022, Melo fez campanha para Onyx Lorenzoni (PL) contra Leite na disputa pelo governo estadual.
Com poucos dias para explorar a imagem do governador, a campanha de Juliana Brizola não confirma quando o material com Leite começará a ser veiculado, pois haverá ainda um período de análise e preparo do conteúdo.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.