Vinte e quatro anos depois de ter sido eleito prefeito de Pelotas, o ex-deputado federal e estadual Fernando Marroni disputará sua sexta eleição para o cargo. Marroni concorreu, sem sucesso, em 1996, 2004, 2008 e 2012. A candidatura foi confirmada neste domingo (4), dia do aniversário do candidato, em convenção realizada no CTG Coronel Thomaz Luiz Osório. A vice será a professora e musicista Dani Brizolara, do PSOL.
A coligação Nova Frente Popular é formada por cinco partidos: PT, PCdoB, PV, Rede e PSOL.
No discurso, Marroni lembrou de quando disputou e venceu a prefeitura, em 2000:
— Tínhamos um desafio enorme, e naquele momento, decidimos mostrar à cidade que era possível. Trouxemos novamente e autoestima ao povo pelotense. De lá pra cá, 20 anos depois, temos os mesmos ocupando a prefeitura, com o mesmo programa. Não resolveram os problemas de saúde, precarizaram a educação, não cuidaram do seu povo, e não enxergaram seu povo na sua dimensão social —criticou, dando o tom do discurso que adotará na campanha contra Fernando Estima (PSDB).
E continuou:
— Queremos que Pelotas tenha um projeto claro de futuro, ambientalmente sustentável, socialmente justo, economicamente viável, e que a população assuma o protagonismo que merece.
O ex-governador Olívio Dutra (PT) também esteve na convenção, e defendeu a construção da democracia com a participação de todos:
— A democracia é algo que devemos qualificar no cotidiano, por isso temos que defendê-la. Hoje nosso coração pulsa mais forte, porque sabemos que está por vir um mundo de igualdade, justiça e humanidade.