Nos últimos 20 anos, saúde, segurança e educação se alternaram no topo da lista de preocupações dos eleitores de Porto Alegre. A enchente de maio mudou essa história. Pesquisa Quaest realiza entre os dias 24 e 26 de agosto constatou que a enchente/alagamentos passou a ocupar o primeiro lugar no ranking das preocupações dos eleitores. Esse também é o tema para o qual os eleitores esperam que os candidatos a vereador dediquem mais atenção.
Na lista das maiores preocupações, o que exigirá atenção do futuro prefeito ou prefeita, a enchente foi citada por 33% dos eleitores. Saúde veio em segundo lugar, com 13%, seguida de segurança (12%), ruas mal cuidadas (9%), infraestrutura básica (7%) e educação (5%). Na parte de baixo, a lista segue com limpeza urbana (4%), questões sociais (4%) problemas econômicos (3%), transporte público/trânsito (2%), corrupção (1%). Cultura ficou com zero.
Quando a pergunta é sobre os temas mais importantes para um candidato a vereador, a enchente, com possibilidade de alagamentos, também ficou em primeiro lugar, mas com percentual menor: 19%. Saúde veio em segundo lugar, com 18%, seguida de segurança e educação, com 12%. Na sequência aparecem problemas econômicos (8%), infraestrutura básica (5%), questões sociais (4%), ruas mal cuidadas (4%), transporte público/trânsito (2%), corrupção (2%), limpeza urbana (1). Cultura ficou novamente com zero.
A lista de prioridades dos eleitores dá o norte para os candidatos conduzirem a campanha no rádio e na TV e pautarem os próximos debates, mas sem esquecer que os problemas menos citados não podem ser ignorados: o entrevistado apenas organiza a ordem de preocupação.
Ficha técnica
A pesquisa contratada e paga pelo Grupo RBS foi realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro global é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-09561/2024.
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.