Foi lançada simbolicamente na tarde desta segunda-feira (5), em Canoas, a segunda fase da campanha solidária da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), que recolheu donativos para ajudar as vítimas da enchente. Na primeira, o foco era a doação de alimentos, roupas, medicamentos, água e ração para animais.
Agora, a Ajuris vai colaborar na recuperação de 27 escolas estaduais e municipais de Marques de Souza, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Colinas, Arroio do Meio, Sinimbu, Canoas, Guaíba, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e São Leopoldo. Pelos dados da Secretaria Estadual da Educação, são as regiões em que a rede escolar foi mais impactada pelas cheias.
O auxílio da entidade será por meio da doação de materiais para reconstrução das escolas, aparelhos eletrônicos e de informática, itens para bibliotecas e móveis, de acordo com o pedido de cada colégio. Todo o material foi adquirido com os recursos arrecadados durante a campanha solidária promovida pela Ajuris, que chegou a cerca de R$ 1,448 milhão proveniente de 2.570 doadores, entre associados, empresas, entidades e pessoas físicas de todo o Brasil.
A segunda etapa foi marcada pela retomada das aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Álvaro Moreyra, em Canoas, onde a água chegou próxima do telhado. A direção da Ajuris esteve no local com a direção da escola. Com a ajuda da associação, a Álvaro Moreyra pode recuperar as salas da direção e dos professores e o refeitório.