Dez caminhões carregados de donativos saem de Porto Alegre nesta segunda (10), às 10h, em comboio, rumo ao Vale do Taquari. Os caminhões, civis e do Exército, foram carregados na tarde deste domingo (9), no estacionamento do Shopping Iguatemi, com cestas básicas, material de higiene e limpeza, botas de borracha e ferramentas para consertar ou reerguer moradias.
As doações fazem parte de uma campanha de arrecadação do Instituto Cultural Floresta, que está engajado no auxílio às vítimas da enchente e no apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul. Durante dois dias, os caminhões e 20 voluntários do instituto passarão por oito cidades para entregar as doações diretamente às comunidades mais atingidas pela enchente.
Os locais escolhidos para as entregas serão definidos em parceria com entidades, prefeitos e o comando regional da Brigada Militar.
— Neste momento de dificuldade, queremos apoiar o poder público e levar ajuda diretamente a quem mais precisa — diz o presidente do Conselho Consultivo do Floresta, Claudio Goldsztein.
Em outra frente, o instituto entregará equipamentos para reforçar as corporações de segurança pública no Vale do Taquari, incluindo drones de visão térmica, que poderão ser usados no patrulhamento de áreas que estão desabitadas após a enchente.