O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Disposto a retomar a prefeitura de Bagé, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) está construindo uma ampla coligação de oposição. Além da federação PT/PCdoB/PV, Mainardi terá apoio de PSB, Avante, MDB e Podemos e articula para receber o suporte da federação PSDB/Cidadania.
Embora faça oposição ao governo Leite, Mainardi fez campanha para o tucano no segundo turno de 2022 - com adesivo no peito, inclusive.
Para representar o governo Divaldo Lara, o PL deve indicar a jornalista Roberta Mércio ou o vereador Michelon Apoitia.
Impasse
A disposição de Giovani Feltes (MDB) em concorrer a prefeito de Campo Bom criou impasse na base governista. O PDT, do prefeito Luciano Orsi, lançou a vereadora Gênifer Engers como pré-candidata, almejando manter a aliança com MDB, PP e PCdoB.
O MDB reivindica o apoio dos trabalhistas, justificando que esse compromisso teria sido firmado em 2020. Quem pode se beneficiar com um racha na situação é o ex-prefeito Faisal Karam (Republicanos), que sonha em retornar à cadeira.
Fora do páreo
Incensado por amigos e correligionários a concorrer a prefeito de Porto Alegre, o ex-deputado Beto Albuquerque não deu conversa.
Se depender dele, o PSB deve se aproximar do bloco liderado pelo PT, que lançará a deputada Maria do Rosário.
Destino
Ainda na Capital, o PSDB quer definir seu rumo eleitoral até o final de junho. Presidente estadual do partido, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, garante que aliança com o prefeito Sebastião Melo (MDB) não faz parte dos planos.
Quinquênios
Na esteira do Tribunal de Justiça, o Ministério Público do RS já emitiu parecer favorável à retomada do pagamento de quinquênios a seus membros.
Seguindo os mesmos moldes do Judiciário, o ato abrange quem adquiriu os adicionais até o final de 2004. Para os demais, é preciso aprovar a PEC que tramita no Congresso.
Sistema de proteção
A prefeitura de Esteio vai contratar projetos executivos para estimar o custo da construção de um sistema de proteção contra cheias do Rio dos Sinos, às margens da Rodovia do Parque.
Inaugurada em 2013, a BR-448 foi concebida para servir também como guarida contra enchentes, mas obras complementares como casas de bomba e diques auxiliares ficaram apenas no papel.
— Ao sabermos o custo das obras, teremos condições de pleitear recursos junto à União ou partir em busca de financiamento — diz o prefeito Leonardo Pascoal (PL).