Cotado inicialmente para concorrer a prefeito de Novo Hamburgo, o secretário da Agricultura do Estado, Giovani Feltes, decidiu ser candidato na sua terra, Campo Bom. A decisão foi comunicada ao diretório do MDB na noite de segunda-feira (27) e ao governador Eduardo Leite nesta terça-feira (28). Feltes ligou também para o vice-governador, Gabriel Souza, e para o presidente do MDB, Vilmar Zanchin. Os assessores na Secretaria da Agricultura foram pegos de surpresa com o anúncio.
Feltes vinha sendo pressionado pelo MDB a aceitar a candidatura, mas resistia. Foi convencido de que o partido precisa dele para encabeçar a chapa que deve ter apoio do PDT. Na eleição passada o MDB apoiou Luciano Orsi (PDT) e agora espera a reciprocidade. Feltes acredita que contará também com o PSDB.
— Falou mais alto a minha ligação com a cidade. Fui vereador por 12 anos e prefeito por mais 12. É a minha terra e vou trabalhar por ela.
Pela lei, o secretário precisa deixar o cargo até 5 de junho. O substituto ainda não está definido, mas o mais cotado é o deputado Edivilson Brum (MDB), o que garantiria a manutenção de Carlos Búrigo na Assembleia com a volta de Beto Fantinel, secretário do Desenvolvimento Social que sairá para ser candidato a prefeito de Santa Maria.
O adjunto de Feltes é o médico veterinário Márcio Madalena, que trabalhou no Ministério da Agricultura nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.