O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
À frente da prefeitura de Pelotas desde 2013, o PSDB tentará manter a hegemonia no município com um estreante nas urnas. No sábado (15), o partido indicou oficialmente o empresário Fernando Estima para disputar a sucessão da prefeita Paula Mascarenhas, em um café da manhã com representantes de outros seis partidos. O governador Eduardo Leite, que cumpriu agenda na cidade natal na sexta-feira (14), participou do ato.
Estima foi escolhido pré-candidato depois que o deputado federal Daniel Trzeciak deixou o páreo. Além da federação PSDB/Cidadania, a aliança governista deverá ter PSD, União Brasil, Solidariedade, Republicanos e Podemos.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo nos governos de Leite e Paula, Estima nunca disputou eleições. Recentemente, estava na direção da Portos RS, em Rio Grande. Para os próximos dias, a prioridade será rodar pelos bairros da cidade para ouvir a população:
— Queremos fazer uma construção coletiva. Pra isso, é preciso conversar com os pelotenses. A gente vai seguir cuidando da cidade, mas é preciso evoluir — disse o pré-candidato.
Paula afirma que o aliado tem "as qualidades que o momento exige".
— É alguém que subiu na vida empreendendo e nos últimos anos se aproximou do poder público, portanto conhece as duas vertentes. É capaz de construir pontes, liderar projetos e colocar as pessoas para trabalhar na mesma direção — descreve a prefeita.
O principal adversário do tucano deverá ser o ex-prefeito Fernando Marroni (PT), que deixou o comando da Trensurb para disputar a eleição.
Além disso, o PL pretende lançar o empresário Marciano Perondi, enquanto o ex-prefeito Fetter Júnior tenta se viabilizar pelo PP e o advogado Reginaldo Bacci almeja concorrer pelo PDT.