Primeira opção do PSDB para concorrer a prefeito de Pelotas, o deputado Daniel Trzeciak decidiu que não será candidato. A comunicação formal a seus eleitores será feita amanhã (13), por meio de um vídeo e de uma carta explicando seus motivos. À coluna, Daniel disse que foi a decisão mais difícil da sua vida:
— Talvez eu não tenha outra oportunidade de ser prefeito de Pelotas, mas entendi que sou mais útil para a cidade e para a região como deputado federal. Ficamos 16 anos sem um representante na Câmara. Por isso, decidi ficar na Câmara.
Eleito como Daniel da TV, por ser conhecido como repórter, o deputado está no segundo mandato. Na eleição de 2022 ampliou seu eleitorado para além das fronteiras da Zona Sul e sente-se comprometido com esses eleitores.
— Em janeiro de 2025 Pelotas terá um novo prefeito e eu estarei em Brasília pronto para ajudar — disse o deputado.
Com a decisão de Daniel de não concorrer, o candidato do PSDB deverá ser Fernando Estima, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos-RS. Sem experiência nas urnas, Estima tem a seu favor a experiência como gestor público. Vai enfrentar o ex-prefeito Fernando Marroni, que deixou recentemente o comando da Trensurb para ser candidato.