Presidente do extinto PTB, o deputado estadual Elizandro Sabino foi confirmado no comando do recém criado Partido Renovação Democrática (PRD) no Rio Grande do Sul. Na próxima semana, Sabino irá reunir a executiva estadual da legenda para avançar na estratégia para as eleições municipais de 2024.
A orientação geral é ouvir os líderes regionais do antigo PTB para definir o rumo do partido nas principais cidades do Estado. Em Caxias do Sul, por exemplo, o PRD comandado pelo ex-prefeito Flavio Cassina já indicou que irá apoiar a reeleição de Adiló Didomenico (PSDB).
Em Porto Alegre, o partido estará com o prefeito Sebastião Melo (MDB). Em Santa Maria, a tendência é apoiar Valdeci Oliveira (PT). Em Canoas e Pelotas, o cenário ainda é indefinido.
— É um partido que vem com uma nova roupagem, com visão de princípios e valores, posicionado ao centro. Foi o primeiro partido a manifestar apoio à reeleição do prefeito Melo — avalia Sabino.
A primeira e mais urgente missão de Sabino será estancar o encolhimento brutal da sigla, que perdeu dezenas de filiados no Estado depois dos arroubos do ex-deputado Roberto Jefferson. Agremiações como o Podemos e o União Brasil, que contam com antigos filiados ao PTB, tentam atrair prefeitos e vereadores que ainda permanecem no PRD.
Sabino minimiza o assédio de outros partidos e diz que já sabe quais políticos devem permanecer e quais pretendem deixar a legenda. Em Porto Alegre, por exemplo, a tendência é de que os vereadores Hamilton Sossmeier e Giovane Byl migrem para o Podemos.
O presidente do PRD afirma que cresceu o interesse pela nova legenda após a fusão com o Patriota.
— A partir da fusão, muitos vereadores e lideranças municipais têm nos procurado em busca de coligações. Virou a chave. Agora temos tempo de TV e de rádio, fundo eleitoral e fundo partidário. Antes, estávamos sem. O PRD será fundamental — avalia.
As duas principais prefeituras administradas pelo PRD no Estado são as de Capão da Canoa, com Amauri Magnus Germano, e Bagé, com Divaldo Lara. Segundo Sabino, ambos indicaram que pretendem permanecer na nova legenda.