No dia em que o governador Eduardo fez o balanço de 2023, no Salão Negrinho do Pastoreio, o ato foi encerrado com a apresentação de Eduarda Guerin, uma jovem de 16 anos, autista de grau 2, que toca piano, violino e flauta, canta, pinta, escreve e ilustra seus próprios livros.
À saída, ela pediu a Leite para conhecer os cachorros que ele cria no Palácio Piratini, onde mora. Nesta quarta-feira (20), o desejo se cumpriu: Eduarda foi ao Piratini, tocou piano e conheceu os quatro Schnauzer de Leite e de seu namorado, Thalis Bolzan: Bento, Chica e os filhotes Gaia e Moa.
Além de Eduarda, quem visitou o Piratini no mesmo horário foi a menina Helena Souza Gomes, uma das testemunhas da renovação do convênio renovado entre a Secretaria da Saúde e o Instituto do Câncer Infantil para manutenção do Tele Oncoped, um serviço que ajuda no diagnóstico precoce por meio do atendimento à distância. Helena fazia tratamento no Hospital da Criança Santo Antônio e disse ao governador que está muito bem.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, acompanhou a visita das duas meninas. Pouco antes, no Gaúcha Atualidade, Leite havia destacado a importância dos investimentos em saúde, entre ele os 20 Centros de Atenção ao Autista já em operação no Rio Grande do Sul.