Reunidos no fim de semana em Novo Hamburgo, os principais líderes do MDB renovaram o apelo para que o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, transfira seu título de eleitor para concorrer a prefeito. Feltes ainda vota em Campo Bom e diz que ainda está avaliando a possibilidade de ser candidato em Novo Hamburgo.
Cerca de 500 emedebistas de 48 municípios de cinco regiões participaram, sábado, de mais uma edição do Mobiliza 15, atividade que prepara o partido para as eleições de 2024. A série começou em julho, percorre todas as regiões do Estado e termina no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre.
O desafio eleitoral para o próximo pleito foi evidenciado pelo presidente estadual, prefeito Fábio Branco logo no início do encontro:
– Para vencer, é preciso organização e qualificação dos nossos candidatos e, através do Mobiliza 15, estamos ofertando isso a todos os nossos militantes, dirigentes e pré-candidatos do Estado.
Na presença de três ex-governadores, Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, Branco propôs uma uma reflexão e encerrou o seu discurso com uma frase inspiradora do saudoso deputado Ibsen Pinheiro:
– O nosso principal defeito é também a nossa maior virtude: um partido grande e heterogêneo, que abriga diferentes vertentes de pensamento. Por isso, aquilo que nos une são os objetivos em comum, como o de transformar para melhor a sociedade em que vivemos, e esse é o papel do MDB.
Com casa lotada, Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, agradeceu a mobilização dos correligionários:
– Somos grandes, diversificados, com várias nuances, mas somos também o ponto de equilíbrio.
Ovacionado pelo público que gritava “Sartori-Caxias, Giovani-Novo Hamburgo”, o ex-governador José Ivo Sartori alertou para a necessidade de organização e diálogo para a construção das nominatas majoritárias e proporcionais nas eleições de 2024:
– É preciso ter em mente o que queremos fazer pelos nossos municípios e apresentar propostas claras.
O ex-governador Germano Rigotto, além de convocar Sartori, reforçou o apoio a Feltes.
– O Sartori fica nesse vai, não vai, mas ele é o nosso candidato em Caxias. E em Novo Hamburgo, por toda a qualidade e experiência que tem, com ampla trajetória, o nome é Giovani Feltes – disse Rigotto.
O vice-governador Gabriel Souza reforçou o apelo a Feltes. Disse que o governo estadual conta com um secretário da Agricultura competente e bom de gestão pública, mas que agora terá que assumir uma nova missão:
– Novo Hamburgo, com posição estratégica e econômica, necessita dar continuidade à administração de Fátima Daudt. Precisamos de uma candidatura capaz de unificar o campo político e atrair novos aliados para que a cidade siga se desenvolvendo. Interessa ao vice-governador do Rio Grande do Sul que os municípios estejam em mãos certas e com as pessoas certas. Vamos perder um secretário, mas Novo Hamburgo terá um grande prefeito.
Feltes deixou a candidatura em suspense:
– Torço para Sartori ser candidato em Caxias, e fico lisonjeado de ser lembrado para concorrer em Novo Hamburgo. Minha decisão é em relação à vida que quero percorrer a partir dos meus 66 anos. E depois desse tempo todo o meu partido vai entender qualquer decisão que eu tome.
O apelo final para que Feltes seja candidato na capital do calçado veio do líder máximo do MDB gaúcho, o ex-senador Pedro Simon.
– Novo Hamburgo tem todas as condições de eleger Giovani Feltes para prefeito. Ele é um dos quadros mais representativos do MDB – discursou Simon.