Como um barco à deriva desde que foi abalroado na campanha de 2022 pelo racha entre o grupo que queria a aliança com o PSDB de Eduardo leite e o que apoiou Onyx Lorenzoni (PL), o MDB protagonizou, nesta quinta-feira (9), mais um episódio revelador dos conflitos internos. Foi na eleição para a direção do MDB Mulher, uma das mais tensas da história do segmento feminino do partido.
Havia duas chapas inscritas, que nas últimas semanas fizeram intensa campanha. De um lado, a deputada Patrícia Alba, tendo como vice a advogada Cristiane Zinelle Ferreira Lohmann, chefe de gabinete do deputado Márcio Biolchi. Do outro, a delegada Márcia Scherer, suplente de deputada federal.
Atual presidente, Patrícia ficou marcada por apoiar Onyx numa disputa em que o vice de Leite era Gabriel Souza, do MDB, e, por isso, Márcia era considerada favorita. Com o acirramento dos ânimos, o grupo de Patrícia propôs um acordo: as duas abririam mão da candidatura em favor de Cris, que, supostamente uniria os dois grupos.
O acordão foi fechado, mas dezenas de mulheres que vieram do Interior não se conformaram e começaram a protestar. Ganharam o apoio de outras de Porto Alegre, como a vereadora Lourdes Sprenger, que insistiam na votação.
Mesmo depois de assinado o acordão entre as duas chapas, os protestos continuaram, mas no fim, Cristiane, conhecida como Cris, foi confirmada presidente.
Cristiane Zinelle Ferreira Lohmann, a Cris, é natural de Alegrete, advogada, mestre em Direito Público e servidora concursada do Estado. Atualmente é chefe de gabinete do deputado federal Márcio Biolchi, com quem trabalha há 22 anos. Também foi assessora parlamentar na Assembleia Legislativa e chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e da Casa Civil no governo Sartori. É filiada há 20 anos ao MDB.
- Presidente: Cristiane Zinelle Ferreira Lohmann
- Vice-presidente: Janis Loureiro
- Secretária-geral: Adriana Leal
- Secretária-adjunta: Ana Paula Mendes Machado Del´Olmo
- 1ª Vogal: Mara Lourdes Guzzo
- 2ª Vogal: Flávia Elisa Rodrigues
- 3ª Vogal: Vânia Beatriz Rodrigues Moraes
- 4ª Vogal: Merilin Timmermann Dessbell
- 5ª Vogal: Maria de Fátima Costa Maciel