O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro desembarcam no Rio Grande do Sul no dia 17, para atos de mobilização e de preparação de candidaturas femininas para as eleições municipais de 2024.
O casal desembarca às 11h30min no aeroporto Salgado Filho, onde será recepcionado por apoiadores bolsonaristas. De lá, Bolsonaro e Michelle seguem para um almoço reservado com o presidente estadual do PL, Giovani Cherini, e parlamentares.
Às 15h, Bolsonaro irá abonar a filiação ao PL de prefeitos e vices no Parque Assis Brasil, em Esteio. O principal reforço do partido é o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, que anunciou a saída do PP em agosto.
Na última agenda pública do dia, às 18h30min, o ex-presidente discursará para apoiadores no Parque Moinhos de Vento. Como já ocorre tradicionalmente, o ato político deverá ser na Avenida Goethe, próximo à Rua Mostardeiro. A direção do PL solicitou à prefeitura de Porto Alegre a liberação para utilizar a via e aguarda retorno.
O ponto alto da agenda de Bolsonaro e Michelle no Estado será às 10h no sábado (18), quando a ex-primeira-dama irá comandar um encontro do PL Mulher na Casa NTX, na Avenida das Indústrias, zona norte de Porto Alegre. São esperadas caravanas de todas as regiões, e a expectativa é lotar o local com capacidade para 2 mil pessoas.
— O mais importante nessa vinda é o encontro da Michelle com as mulheres. Nesse evento o Bolsonaro é acompanhante — diz Cherini.
O PL calcula ter 146 pré-candidatos a prefeito já encaminhados para 2024. O partido quer lançar nomes para encabeçar as chapas majoritárias nos municípios mais populosos do Estado. A exceção é Porto Alegre, onde o PL irá apoiar a reeleição de Sebastião Melo (MDB).
— Vai ter um peso muito grande essa questão de partido que se diz de direita dentro do governo Lula — projeta Cherini.