O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
De volta ao Rio Grande do Sul pela segunda vez desde que deixou o Palácio do Planalto, o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca em Porto Alegre nesta sexta-feira (17) para uma sequência de agendas na Capital e Região Metropolitana.
O ponto alto da visita será no sábado (18), quando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro irá comandar um encontro do PL Mulher com apoiadoras bolsonaristas, na Casa NTX, Avenida das Indústrias, na zona norte de Porto Alegre.
Bolsonaro e Michelle virão ao Estado em avião comum. O casal desembarca no Aeroporto Salgado Filho por volta das 11h30min, na sexta. Como em outras visitas, o ex-presidente deve cumprimentar os apoiadores.
Em seguida, Bolsonaro e Michelle vão almoçar em um restaurante com parlamentares do PL e o presidente estadual do partido, Giovani Cherini. O local do almoço não foi informado à imprensa.
No meio da tarde, por volta das 15h, Bolsonaro irá ao Parque Assis Brasil, em Esteio, para abonar a filiação ao PL de dois prefeitos, três vices e 12 pré-candidatos a prefeito. Um dos prefeitos é Leonardo Pascoal, de Esteio, que deixou o PP em agosto. O secretário de Desenvolvimento Econômico do mesmo município, Felipe Costella, também será filiado ao PL para concorrer ao Executivo do município com o apoio de Pascoal. Felipe é filho do secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella, e deixou o MDB para trocar de legenda.
O último ato público de Bolsonaro será no Parque Moinhos de Vento, por volta das 18h30min. Bolsonaro deverá discursar para apoiadores na Avenida Goethe, ao lado da Rua Mostardeiro. A EPTC afirma que vai monitorar a manifestação e poderá fazer bloqueios nos dois sentidos, a depender do número de apoiadores.
Apesar da previsão de chuva, a organização diz que o evento deve ocorrer de qualquer forma. É cogitada uma caminhada de Bolsonaro pelas vias da Capital, mas o itinerário e a duração não foram informados.
De sexta para sábado, Bolsonaro e Michelle vão dormir em Porto Alegre. O local onde o casal irá passar a noite não foi divulgado por razões de segurança. Em princípio, não há agenda pública prevista.
No sábado, o evento com as mulheres do PL está previsto para as 10h. Além de Michelle, falarão no evento Bolsonaro, Cherini e a presidente do PL Mulher no Rio Grande do Sul, Adriane Cerini. São esperadas caravanas de todas as regiões, e a expectativa é lotar o local com capacidade superior a 2 mil pessoas.
Após o evento com as mulheres do PL, Bolsonaro e Michelle devem retornar a Brasília ainda no sábado.