Um grupo de deputados federais gaúchos e de outros Estados visitou nesta segunda-feira (2) municípios do Vale do Taquari arrasados pela enxurrada de setembro. Do prefeito de Muçum, Mateus Trojan, os parlamentares ouviram o apelo para que a União libere recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para ajudar as empresas atingidas pela enchente a pagar os salários de funcionários e manter as portas abertas.
A visita técnica dos deputados foi acompanhada pelo presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Padovani (União-PR), que se comprometeu a analisar a proposta do prefeito de Muçum para utilizar recursos do FAT no socorro às empresas. Outra preocupação de Padovani é com a fiscalização para que os recursos federais cheguem às prefeituras.
— Além da ajuda para a reconstrução, precisamos pensar daqui para frente e não deixar que a região acabe por ser esquecida. Por isso, apresentamos requerimento para a criação de Comissão Temporária Externa para acompanhar e seguir auxiliando na recuperação dos municípios atingidos — destaca o deputado Marcel van Hattem (Novo), que também participou da visita técnica.
A bancada gaúcha destinará R$ 100 milhões das emendas de bancada no orçamento de 2024 para a região do Vale do Taquari. A expectativa é antecipar o valor ainda para este ano.
Em Muçum, o prefeito estima prejuízo de R$ 230 milhões em toda a cidade. Em Roca Sales, o prefeito Amilton Fontana pediu ajuda para a reconstrução do hospital do município, já que o primeiro andar foi destruído pela enxurrada.
No começo da noite desta segunda-feira, em Porto Alegre, os parlamentares ainda se reuniram com o governador Eduardo Leite, a portas fechadas.
A comitiva da Câmara dos Deputados contou com os parlamentares Luiz Carlos Busato (União-RS), Marcel van Hattem (Novo-RS), Maurício Marcon (Podemos-RS), Pompeu de Mattos (PDT), Zucco (Republicanos-RS), Padovani (União-PR), Ricardo Maia (MDB-BA), Gilson Daniel(Podemos-ES) e Cabo Gilberto (PL-PB).