O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Favorável ao lançamento de candidatura própria do PSDB na eleição para a prefeitura de Porto Alegre em 2024, o governador Eduardo Leite tem um nome preferido para a missão. Em conversas reservadas, Leite defende o lançamento de Nadine Anflor, deputada estadual em primeiro mandato e ex-chefe da Polícia Civil.
Para concorrer, Nadine teria de transferir o domicílio eleitoral até março de 2024 - hoje, ela vota em Getúlio Vargas, sua cidade natal. Ainda assim, na eleição para a Assembleia em 2022, fez 12,2 mil votos em Porto Alegre, quase um terço de sua votação total.
No final do ano passado, Nadine chegou a ser sondada para comandar a Secretaria da Segurança Pública, mas decidiu cumprir o mandato na Assembleia.
Questionada, a deputada diz que a candidatura não está nos planos, mas não fecha totalmente a porta:
— Não é um desejo meu me aventurar agora, mas quero contribuir com Porto Alegre. Hoje diria que não sou candidata, mas continuo conversando e dialogando. A decisão final ainda não foi tomada.
Para lançar candidatura, o PSDB teria de dar uma guinada em sua atuação na Capital. Hoje o partido integra a base do governo Sebastião Melo (MDB), compõe o primeiro escalão e faz parte da tropa de choque de Melo nas CPIs que investigam suspeitas na Secretaria de Educação.
Outra pendência a ser superada é a relação com o Cidadania, que faz parte de uma federação com os tucanos e é apoiador de primeira hora de Melo. Pela lei eleitoral, os dois partidos precisam estar na mesma coligação em 2024.