O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Sem mandato e sem função pública desde que deixou a presidência da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), em 15 de julho, o ex-deputado estadual Tiago Simon (MDB) ganhou uma secretaria recém-criada para comandar.
A Secretaria Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional de Porto Alegre terá o objetivo de qualificar a mão de obra profissional e fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento econômico e social, conforme o comunicado divulgado pela prefeitura.
A nova pasta foi oficializada em decreto assinado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta terça-feira (8).
— Analisamos de que maneira poderíamos contribuir dentro da administração pública e notamos que essa questão do incentivo à geração de empregos na cidade é uma tarefa muito importante. Estamos atravessando um processo de transformação digital, inteligência artificial, e isso vai demandar um forte processo de qualificação profissional — contextualiza Tiago.
Sob o guarda-chuva da Secretaria Extraordinária do Trabalho estarão as agências do Sine de Porto Alegre, que antes eram da alçada da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Tiago Simon diz que o seu principal objetivo é lançar um "projeto robusto de qualificação profissional" com dois focos: inserção no mercado de trabalho tradicional e oferta de cursos para vagas de alta qualificação, relacionadas à tecnologia.
— A gente tem visto no Sine que uma boa parcela das vagas não são preenchidas pela falta de Ensino Médio. Precisamos fomentar a conclusão do ensino, a escolarização dos pretendentes — observa o novo secretário.
Tiago é advogado com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O emedebista foi deputado estadual entre 2015 e 2023. Na eleição passada, concorreu novamente a um assento na Assembleia, mas ficou na terceira suplência do MDB.