Foi uma coincidência. O governo do Estado já tinha praticamente pronta uma campanha de doação de órgãos e tecidos quando o Brasil foi impactado pela notícia de que o apresentador Faustão, internado desde 5 de agosto por problemas cardíacos, vai precisar de um transplante de coração.
No dia em que falou sobre a fila no Rio Grande do Sul, o diretor da Central de Transplantes do Estado, médico Rafael Rosa, anunciou o lançamento da campanha, que terá como embaixador o ator Marcos Frota.
Carismático e generoso, Frota procurou o governo colocando-se à disposição para participar de alguma ação de interesse público. Como o número de pessoas à espera de um transplante passa de 2,7 mil no Rio Grande do Sul, a ideia foi usar a capacidade de comunicação do ator para convencer os gaúchos a informarem à família que gostariam de ser doadores de órgãos.
Frota não só aceitou o convite da secretária da Saúde, Arita Bergmann, para ser o embaixador, como gravou um vídeo e cedeu seu Mirage Circus para o lançamento da campanha. Na próxima segunda-feira (28), no picadeiro, será apresentada a um grupo de convidados a campanha "O Amor Vive", de estímulo à doação de órgãos e tecidos.
— A intenção é aproveitar a visibilidade dele, o reconhecimento que as pessoas têm em relação a ele pelo personagem Tonho da Lua, da novela que está em reprise, e também a popularidade do circo em que ele atua e está em temporada aqui em Porto Alegre, para despertar a atenção do público para o tema da doação de órgãos — detalha a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
Nesse dia, haverá uma sessão especial do circo de Frota para profissionais da área da saúde, com participação de transplantados e médicos que irão falar sobre o assunto.
A lista de espera por um transplante no Estado está assim distribuída:
- Coração: 16
- Córnea: 1.202
- Fígado: 172
- Pulmão: 62
- Rim: 1.319