O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
De olho nas eleições para as prefeituras em 2024, a ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, deve desembarcar no Rio Grande do Sul na primeira quinzena de outubro para participar de ato com líderes femininas do partido. A pré-agenda foi confirmada na quarta-feira (12), em Brasília, durante encontro com a presidente do PL Mulher no Estado, Adriane Cerini.
A vinda de Michelle ao Rio Grande do Sul é uma tentativa de alavancar a participação feminina na legenda. Pela legislação eleitoral, cada partido é obrigado a indicar o mínimo de 30% de mulheres para concorrer nas eleições proporcionais, além de destinar a mesma fatia de fundo eleitoral e tempo de rádio e TV para as candidatas.
Hoje, o PL conta com quatro prefeitas — a mais conhecida delas é a de Santana do Livramento, Ana Tarouco — e quatro vice-prefeitas. A expectativa é ampliar o número em 2024.
Durante a visita, Michelle deverá reconduzir Adriane ao cargo de presidente estadual do PL Mulher e dar posse às novas presidentes da ala feminina da legenda nos municípios.
Conforme Adriane, um dos compromissos assumidos pelo partido é montar as executivas municipais na proporção de 50% de homens e 50% de mulheres.
— Estamos trabalhando para ser em outubro, o dia está sendo trabalhado. As agendas passam pelo deferimento do Valdemar Costa Neto, presidente nacional — diz Adriane.