O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Giovanna Morsch Cherini, filha do deputado federal Giovani Cherini (PL), foi nomeada para um cargo em comissão na Secretaria da Saúde de Porto Alegre. A nomeação foi publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial do município.
Consultado pela coluna, o deputado federal Giovani Cherini disse que partiu do vice-prefeito Ricardo Gomes (PL) o convite a Givanna para assumir o cargo. Cherini diz que a filha "está preparada para contribuir com a saúde de Porto Alegre" e destaca que ela morou por três anos nos Estados Unidos. Gomes, por sua vez, confirma que fez o convite a Giovanna devido a sua formação.
Giovanna é graduada em Biomedicina e vai atuar na área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), assunto sobre o qual está fazendo pós-graduação.
Conforme o Ministério da Saúde, as PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, são classificadas como práticas integrativas Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia e Reiki.
Também são práticas integrativas: Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
Emenda para Porto Alegre
Em mensagem enviada aos seus contatos nesta segunda-feira, o deputado Giovani Cherini afirma que empenhou emenda individual de R$ 200 mil para a saúde de Porto Alegre. Os recursos serão destinados ao custeio da Atenção Primária da Capital.
"Tenho a honra de informar que foi empenhada emenda individual de minha autoria ao Orçamento de 2023, alocada no Ministério da Saúde, no valor de R$200.000,00, para o município de Porto Alegre.
Esses recursos destinam-se ao custeio da Atenção Primária em Saúde – Município sem doenças que serão repassados pelo Fundo Municipal de Saúde e tiveram o empenho autorizado pela Portaria nº 977, de 20/07/2023", diz a mensagem.