O vice-governador Gabriel Souza, que lidera a missão do governo gaúcho na Espanha, com foco em inovação e educação, se reuniu nesta quinta-feira (08), no Palácio de La Zarzuela, com o Rei da Espanha, Felipe VI. Acompanhado da presidente do South Summit, Maria Benjumea, e de outros 30 líderes globais de inovação, Gabriel convidou Sua Majestade para a próxima edição do South Summit Brazil, de 20 a 22 de março de 2024.
Segundo a cumprimentar o rei, o vice-governador aproveitou a oportunidade para contar sobre a vocação do Rio Grande do Sul para a inovação, liderando o ranking nacional na área. Don Felipe disse que gosta de navegar e lamentou que Madri não tenha rio, como Porto Alegre tem o Guaíba. O rei agradeceu pelo convite e disse que está torcendo para que seja possível incluir o evento na sua agenda.
Após três dias de agendas em Madri, Gabriel segue nesta quinta-feira para Barcelona onde cumpre a última etapa da missão. Lá, ele irá conferir o distrito de inovação chamado 22@ Barcelona e visitará uma escola de tempo integral da cidade.
Deputado conhece inovações em Madri
Durante visita ao South Summit, em Madri, na Espanha, o deputado Felipe Camozzato (Novo) conheceu o programa de incubação de negócios coordenado pela prefeitura local. Camozzato conversou com o vereador madrilenho Ángel Niño, responsável pelo setor de inovação da cidade. Conforme Niño, o projeto, que está aberto para qualquer empresa do mundo, ajuda na aceleração de negócios com a cessão de espaço, conexões e programas de capacitação para empreendedores.
— Várias iniciativas que conhecemos no South Summit, aqui em Madri, podem ser replicadas pelo governo do Estado e por diversas prefeituras Rio Grande afora. Fomentar a inovação e o empreendedorismo é fundamental para atrairmos empresas no RS e melhorarmos a competitividade gaúcha — avalia o deputado.
Camozzato também conheceu o projeto da Prefeitura de Madri que dedicou um grande espaço à instalação de empresas que testam iniciativas inovadoras na área do transporte. Os madrilenos contam com ambiente regulatório experimental, permitindo que ideias tenham um período de adaptação e observação do governo antes de precisarem se encaixar nos parâmetros legais.
Conhecido como Sandbox Regulatório, Felipe Camozzato foi autor da lei que permite a prática em Porto Alegre e já protocolou projeto semelhante na Assembleia Legislativa, com o objetivo de estender essa possibilidade para todo o RS.
Ao conversar com Ángel Niño Quesada, o deputado gaúcho conheceu mais detalhes sobre as parcerias público-privadas da Prefeitura de Madri na área da Educação. Em uma delas, há a qualificação de professores em tecnologia e programação. A formação dos alunos ocorre via licitação e contratação de empresas privadas para ministrarem as aulas, sem a presença de professores vinculados à rede municipal.