O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Está prevista para a sexta-feira da próxima semana, dia 30 de junho, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Sul. A data foi informada nesta quinta-feira (22) pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, ao deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).
Inicialmente, a agenda estava prevista para o dia 15 de junho, mas acabou transferida. No Estado, Lula deverá vistoriar as obras da BR-116 no Vale do Sinos, visitar o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e o Hospital de Clínicas e participar de reunião com o setor empresarial.
Será a primeira viagem de Lula ao Estado desde sua posse para o terceiro mandato no Palácio do Planalto.
Alckmin vem depois
Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal, o deputado Heitor Schuch (PSB) convidou o vice-presidente Geraldo Alckmin para participar de um painel na Expointer, no dia 31 de agosto.
Alckmin ainda não confirmou, mas a vinda é provável, diante da necessidade do governo se aproximar do agronegócio.
Saudação virtual
Quem compareceu à recepção de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Sul deu falta do ex-ministro Onyx Lorenzoni, que foi o “curinga” de Bolsonaro na Esplanada e concorreu a governador com o apoio do capitão.
Onyx está na Europa, disposto a estreitar laços do PL com partidos de direita do Velho Continente. Ainda assim, não deixou de participar e saudou o ex-chefe em uma videochamada, por meio do celular do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, seu filho.
Outra ausência notada foi a do senador Hamilton Mourão (Republicanos). Luis Carlos Heinze (PP) esteve em jantar com Bolsonaro, à noite.
Contradição
Jair Bolsonaro aponta uma contradição na ação do PDT que pede sua inelegibilidade por espalhar desconfianças sobre o sistema eleitoral: ele lembra que o partido sempre foi contra um sistema 100% informatizado em razão do caso “Proconsult”, uma tentativa de fraude na eleição de 1982 no Rio de Janeiro, vencida por Leonel Brizola.
Posse
O desembargador Fernando Quadros da Silva toma posse nesta sexta-feira (23) na presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele substitui Ricardo Teixeira do Valle Pereira.