O jornalista Carlos Rollsing colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) esteve na Cidade do México até sábado (1º) para participar do evento de fundação da Internacional Feminista. A organização inicia com o engajamento de diversas lideranças femininas de países da Europa, da Ásia e das Américas, como a prefeita de Santiago, a economista Irací Hassler (foto, ao lado de Manuela), do Partido Comunista do Chile.
Manuela relata que ativistas de diversos países se encontravam eventualmente há mais de um ano e, recentemente, sentiram a necessidade de formalizar o espaço de discussão política. Surgiu, assim, a Internacional Feminista. A organização terá um observatório de políticas públicas sobre as temáticas da mulher e da violência de gênero. Outro braço será uma escola de formação e comunicação, cuja direção ficará com Manuela. A deputada federal Daiana Santos (PCdoB) também participou da fundação e será uma das coordenadoras da frente parlamentar da Internacional Feminista. Manuela diz que, a partir de agora, serão feitas novas rodadas de inclusão de lideranças no movimento.
- A ideia é ampliar. A Internacional Feminista está organizada para começar o seu trabalho - afirma a ex-deputada.
Sobre eleições, ela comentou recentemente que “talvez” volte a concorrer. O nome dela é lembrado à prefeitura de Porto Alegre, mas o futuro depende de acordos com PT e PSOL.
Ir além
Na recente passagem pelo Estado, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sinalizou que a regulamentação trabalhista do transporte por aplicativo irá além da questão previdenciária. As maiores empresas do ramo são favoráveis à norma que inclua motoristas e entregadores na Previdência, o que permite acesso a benefícios de saúde e tempo para a aposentadoria. Marinho indica que é pouco.
- Precisa ir além. Se não, é só transferir para o Estado o peso das consequências das relações de trabalho. É preciso que haja mais contribuição das plataformas - afirmou Marinho.
Infraestrutura com recursos
Coordenador da frente parlamentar pela duplicação da BR-290, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) ficou entusiasmado após a passagem pelo Estado do ministro dos Transportes, Renan Filho. Na sexta-feira (31), foi anunciada a liberação de R$ 178 milhões em 2023 para tocar a ampliação da rodovia, que liga Porto Alegre a Uruguaiana.
Mainardi apresenta uma tabela do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) indicando que o investimento deste ano na estrada é maior do que a soma dos valores liberados entre 2014 e 2022, período em que a obra andou devagar.
- Agora a BR-290 vai destravar. Tem recurso - afirma Mainardi.
Continuidade na Rede
A Rede Sustentabilidade reconduziu, por unanimidade, André Costa e Thaís Costa como porta-vozes do partido no Rio Grande do Sul para o biênio 2023-2024. O cargo é equivalente ao de presidente da sigla. A escolha ocorreu neste domingo (2), na conferência estadual da legenda, realizada na Câmara de Porto Alegre.