Texto atualizado às 19h30min
O plenário da Assembleia deve aprovar na próxima terça-feira (25) a indicação do ex-governador Ranolfo Vieira Júnior para o cargo de diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ranolfo foi sabatinado pela Comissão de Finanças em março e teve a indicação aprovada na quinta-feira da semana passada.
Na mesma sessão devem ser aprovadas as indicações de Claudio Gastal para a presidência do Badesul e de José Luis da Silva Nunes para a diretoria do Badesul.
Inicialmente, a Assembleia informou que a votação ocorreria nesta terça-feira (18), mas depois corrigiu informando que nenhum projeto será apreciado na sessão plenária.
Indicado para a diretoria do BRDE, o ex-secretário da Fazenda Leonardo Busatto terá de esperar um pouco mais para ter seu nome aprovado pela Assembleia. Ocorre que o relator, Eduardo Loureiro, não apresentou seu relatório a tempo de ser votado na Comissão de Finanças na semana passada.
O parecer de Loureiro será favorável e deverá ser apreciado na próxima reunião da comissão.
Quem são os indicados
Ranolfo Vieira Junior: ex-governador e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, ex-secretário de Segurança Pública, delegado aposentado, ingressou na Polícia Civil em 1998. Dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), foi Chefe de Polícia e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil.
Claudio Leite Gastal: Engenheiro de Software e mestre em Informática, foi presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo em 2002, experiência em melhoria de gestão em 22 estados em órgãos federais e mais de 20 municípios brasileiros; secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS. Presidiu o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo e o Conselho Estadual de Inovação em TIC em Governo.
José Luís da Silva Nunes: Agrônomo, doutor e mestre em Fitotecnia, servidor público do Badesul desde 2010; diretor e administração, Superintendência de Operações Rurais e Agroindustriais; atuação na iniciativa privada em diversos bancos, como BRADESCO, BCN, Banco Noroeste, Banco Meridional e Sulbrasileiro.
Leonardo Maranhão Busatto: Economista, ingressou no Estado como técnico de Planejamento. É auditor fiscal da Receita Estadual desde 2007. Foi subsecretário do Tesouro, em 2015/16, secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre (2017-2022), secretário extraordinário de Parcerias do governo estadual (2021) e secretário estadual da Fazenda (2022).