Indicado pelo governador Eduardo Leite para presidir o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior foi sabatinado nesta quinta-feira (30) pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa. O ato faz parte dos trâmites legais da indicação, que ainda deve ser aprovada na comissão e no plenário da Casa.
Por pouco mais de 30 minutos, Ranolfo respondeu aos deputados sobre a visão que pretende imprimir na instituição. Disse que planeja potencializar a relação do BRDE com municípios e conectar o banco às necessidades e aos avanços do Estado.
— O BRDE tem que impulsionar os municípios, inclusive no tocante à assessoria técnica. Grande parte dos nossos municípios muitas vezes não tem capacidade técnica para apresentar projetos, e o BRDE tem que se colocar nessa questão — avaliou o ex-governador.
Na mesma reunião, foram arguidos o ex-secretário da Fazenda Leonardo Busatto, indicado para ser diretor de Planejamento do BRDE, o ex-secretário de Planejamento Claudio Gastal, designado para ser o próximo presidente do Badesul, e José Luis da Silva Nunes, também indicado para a diretoria da agência de fomento.
Todas as indicações deverão ser aprovadas na Comissão de Finanças e seguirão para o plenário da Assembleia, onde serão apreciadas por todos os deputados.