O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Aproveitando alguns dias de descanso com a família desde que transmitiu o cargo de governador a Eduardo Leite, no último domingo (1º), Ranolfo Vieira Júnior fez uma pausa nas férias para se reunir com o novo secretário da Segurança Pública, Sandro Caron. Ranolfo recebeu o delegado da Polícia Federal em sua casa, no Litoral Norte, nesta sexta-feira (6) à tarde.
O encontro foi um pedido de Caron, gaúcho que nos últimos anos esteve à frente da segurança no Estado do Ceará e, agora, assumiu a missão de comandar a pasta no Rio Grande do Sul.
O principal tema da conversa foi a continuidade do Programa RS Seguro, com a integração entre as forças de segurança e a desarticulação de facções. A iniciativa foi lançada em 2019, com foco em reduzir a violência em municípios com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica.
Com mais de 30 anos de experiência na segurança pública, como de delegado regional, chefe de polícia e secretário estadual, período em que os indicadores de criminalidade registraram quedas expressivas, Ranolfo pretende contribuir de maneira contínua com Caron.
Mesmo indo para o BRDE, Ranolfo já afirmou inúmeras vezes que estará sempre à disposição para contribuir com o Executivo, sobretudo na área da segurança.
Sem data para assumir
Ainda não está definido quando o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior assumirá a diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A indicação do governador Eduardo Leite precisa ser referendada pela Assembleia Legislativa. A nomeação ainda precisa passar pelo conselho do banco e pelo Banco Central.