Com a renúncia do presidente estadual do PT, Paulo Pimenta, para se dedicar à Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, o partido está sob nova direção no Estado. A ex-presidente do Cpers Juçara Dutra derrotou a ex-deputada Ana Affonso por apenas dois votos, em eleição realizada no sábado, e será a comandante do PT nos próximos três anos. A vencedora teve 31 votos no diretório estadual e Ana, 29.
A eleição mostrou o protagonismo das mulheres neste momento do PT gaúcho. Juçara concorreu com o apoio da deputada estadual Laura Sito. Ana Affonso teve a candidatura defendida pela deputada estadual Sofia Cavedon.
Professora aposentada da rede pública e secretária da Justiça e dos Direitos Humanos no governo Tarso Genro, Juçara teve papel central na condução do grupo de trabalho eleitoral que definiu a estratégia do partido de apresentar Edegar Pretto e Olívio Dutra em uma inédita frente de esquerda na eleição de 2022. Ela era, então, primeira-vice-presidente do diretório estadual.
Na primeira manifestação como presidente do partido, Juçara falou da importância de manter o PT atento e atuante na conjuntura, citando como exemplo o combate ao trabalho análogo à escravidão.
– Vamos fortalecer a nossa federação (com PV e PCdoB), articular com a bancada a estratégia de oposição ao governo Leite e preparar o partido para as eleições de 2024 – adiantou.
Mulheres nas comissões
Nunca a Assembleia Legislativa teve tentas mulheres na presidência das comissões técnicas. São cinco:
- Sofia Cavedon (PT) – Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia
- Laura Sito (PT) – Cidadania e Direitos Humanos
- Patrícia Alba (MDB) - Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle
- Stela Farias (PT) –Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado
- Adriana Lara (PL) - Mercosul e Assuntos Internacionais.
Dia D
Hoje é o Dia D para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O ministro terá encontro com o presidente Lula para explicar por que usou usou voos da Força Aérea Brasileira e recebeu diárias para participar de leilões de cavalos de raça em São Paulo, além de outras irregularidades como usar verba do orçamento secreto para asfaltar a estrada que leva a uma de suas fazendas no Maranhão.
Aquele abraço
Depois de definir como "nojenta" a manifestação do vereador caxiense Sandro Fantinel contra os baianos, o governador Eduardo Leite aproveitou o show do cantor Gilberto Gil em Porto Alegre para reforçar o pedido de desculpas ao povo da Bahia.
Leite foi ao camarim de Gil e reafirmou sua indignação com o vereador. Abraçou Gil e disse que a Bahia legou ao Brasil artistas como ele e Maria Bethânia.
– Aquele abraço –reagiu o artista bem-humorado.
– A gente lamenta muito isso. E você é um representante, muito mais do que só da Bahia, do Brasil todo, mas a ‘baianidade’ que você tem aqui… eu vim aqui pedir desculpas por este absurdo que ele falou e destacar que isso não representa o povo gaúcho –disse Leite, em vídeo publicado nas redes sociais.
Em seu perfil no Twitter, Leite publicou fotos com Gil e escreveu que, “além de um ícone brasileiro, é um símbolo da Bahia, que tanto admiramos e queremos bem”.