O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em mais um movimento de pressão política contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, deputados do PSOL pediram informações sobre o uso da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para a viagem dele a São Paulo no final de janeiro. O requerimento foi direcionado ao Ministério das Comunicações e ao Ministério da Defesa.
Juscelino teria utilizado o avião da FAB para participar de um leilão de cavalos. Nos dias quem passou em São Paulo, ele ainda recebeu um prêmio na festa de vaqueiros “Oscar do Quarto de Milha”.
A situação provocou constrangimento no Palácio do Planalto, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se o ministro não conseguir comprovar inocência, não poderá continuar no governo. Em paralelo, há pressão de deputados de diferentes partidos para que Juscelino seja demitido.
Assinam o requerimento protocolado pelo PSOL as deputadas Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP), Luiza Erundina (SP) e Célia Xakriabá (MG) e os deputados Chico Alencar e Henrique Vieira (ambos do RJ).
— Queremos saber o motivo da viagem, quem o acompanhou e quanto dinheiro público foi gasto neste final de semana. Se comprovado o motivo pessoal da viagem, Juscelino precisa devolver o dinheiro e perder o comando da pasta — cobra Melchionna.