O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Os magistrados gaúchos estão próximos de garantir mais um benefício na folha de pagamento. Trata-se do auxílio-creche, também conhecido como auxílio-babá ou auxílio-pré-escola.
Apreciado há duas semanas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um pedido de providências formulado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) recebeu voto favorável da relatora, a conselheira Salise Sanchotene, e de outros dois conselheiros.
O julgamento foi interrompido por dois pedidos de vista, mas poderá ser retomado em breve.
A Ajuris ingressou com o pedido no CNJ em 2019, após ter o pleito negado pela direção do Tribunal de Justiça do Estado.
O auxílio-creche é pago atualmente a servidores de carreira do Judiciário com filhos de até seis anos de idade. O valor é de R$ 855,01 para pais de crianças que estudam em turno integral e R$ 570,01 para as que estudam em meio turno.
Dia D para Sgarbossa
A executiva do PT de Porto Alegre se reúne nesta segunda-feira (26), às 18h, para decidir se aceita ou rejeita a filiação do vereador Marcelo Sgarbossa. O parlamentar teve a filiação impugnada por ter passado pelo PV durante o ano passado.
A impugnação, movida pelos suplentes Adeli Sell e Everton Gimenis, chegou a ser aceita pela executiva, mas a deliberação acabou anulada dias depois, visto que Sgarbossa não havia apresentado defesa.
Na Capital
Suplente de deputado federal pelo MDB, o ex-prefeito de Jaguarão Favio Telis foi nomeado diretor de Atenção Ambulatorial, Hospitalar e Urgências na Secretaria da Saúde de Porto Alegre.
Médico ginecologista, Telis renunciou à prefeitura do município do Sul do Estado para concorrer no ano passado, mas fez pouco mais de 10 mil votos.
Último titular
O primeiro escalão do governo de Eduardo Leite ficará completo apenas na próxima quinta-feira, quando o deputado federal Danrlei de Deus (PSD) assume a secretaria do Esporte e Lazer. Até lá, Letícia Boll Vargas, que ocupa o cargo desde a gestão de Ranolfo Vieira Júnior e é presidente do PSD estadual, permanece na função.
Na quinta passada, Leite deu posse à secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos.