O deputado estadual Edegar Pretto (PT), que concorreu a governador neste ano, afirma que não está participando de debates a respeito da sucessão na prefeitura de Porto Alegre, em 2024, e ao governo do Estado, em 2026. Em nota, o parlamentar afirma que cabe à direção do partido organizar essa discussão.
"Todas as minhas decisões políticas sempre foram pautadas pelo coletivo, e esse assunto trataremos no momento adequado", diz o comunicado.
No dia anterior, a coluna informou que Pretto teria refutado a ideia de concorrer a prefeito da Capital, mirando nova disputa ao Piratini em 2026.
Com relação a uma possível indicação para o ministério do novo governo Lula, o deputado ressalta que seu nome foi apresentado pelo PT gaúcho e por "outros setores organizados da sociedade", e que a decisão cabe ao presidente eleito.
"Mas independente de estar com tarefas diretas na gestão, ou não, ressalto que meu compromisso central é a defesa do projeto de reconstrução e transformação do Brasil, que será liderado pelo presidente Lula a partir do dia 1º de janeiro", ressalta o deputado.