O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Integrante do grupo técnico da infraestrutura durante a transição, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) enumera duas obras federais que serão prioritárias para o novo governo a partir de 2023: a duplicação da BR-290 e a conclusão de melhorias no trecho metropolitano da BR-116, de Canoas a Novo Hamburgo.
A expectativa do grupo é reeditar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que pode receber um novo nome, e utilizar dinheiro público em obras já iniciadas. Para que isso possa ocorrer, será fundamental que o futuro governo consiga a aprovação da PEC da Transição, que libera recursos para investimentos.
— Com a PEC da Transição, se aprovada, queremos garantir que parte da folga fiscal seja revertida em investimento, prioritariamente em obras que já têm contrato, como as da (BRs) 290 e 116, que têm empresas contratadas e ritmo lento de execução.
Durante a campanha, o presidente eleito Lula (PT) já havia prometido a volta do PAC e do programa Minha Casa, Minha Vida. Pimenta afirma que o objetivo do novo governo é priorizar obras de infraestrutura e habitação com recursos públicos como forma de estimular a economia.
— São dois setores que respondem muito rapidamente na economia e geram empregos, além de não exigir qualificação — diz o deputado.
A primeira etapa da transição na infraestrutura é mapear a situação das rodovias e ferrovias e do transporte aéreo e aquaviário. Nesta semana, o grupo já se reuniu com o ministro Marcelo Sampaio. Novos seminários estão previstos para terça (22) e quarta-feira (23).
Sobre a nova ponte do Guaíba, iniciada em 2014, ainda não há uma posição. O fato é que ainda restam quatro alças para finalizar e não há recursos no orçamento para concluir a obra.
A expectativa do atual governo federal era repassar a ponte para a iniciativa privada em uma nova rodada de concessão de rodovias que incluiria a BR-290. Com a vitória de Lula, é possível que a ideia seja abandonada.
Novas obras
Após a conclusão das BRs 290 e 116, as prioridades seguintes listadas por Pimenta são a pavimentação do trecho da BR-392 entre Santo Ângelo e Santa Maria, a nova ponte sobre o Rio Ibicuí, que liga Itaqui a Uruguaiana, e as pontes de Porto Xavier e de Barra do Guarita.
Em relação à proposta anunciada pelo governador eleito Eduardo Leite (PSDB) a prefeitos da Região Metropolitana de investir recursos do Estado na BR-116 em troca do comprometimento do governo federal na extensão da BR-448 até Portão, Pimenta diz que ainda não conversou com o tucano.
— Não tive a oportunidade de conhecer no detalhe, não conversamos, mas evidente que tem que ser considerado, vou conversar com ele. A BR-448 é estratégica para o Estado — afirma o deputado.