O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) se reúne nesta segunda-feira (21) com a bancada eleita do PP para tratar do futuro governo. A expectativa é de que Leite formalize o convite para que os progressistas façam parte da base governista a partir de 2023. O encontro será às 18h, na Assembleia Legislativa.
A adesão do PP é considerada fundamental para os planos do futuro governo, visto que o partido pode se tornar a maior legenda da base, com sete parlamentares. O PSDB elegeu cinco deputados estaduais em outubro e o MDB, do vice Gabriel Souza, seis.
No segundo turno das eleições, após a derrota de Luis Carlos Heinze, o PP se dividiu entre Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni (PL). Oficialmente, os progressistas declararam apoio a Onyx, mas um grupo de deputados e prefeitos ficou ao lado de Leite. São os casos dos deputados estaduais Frederico Antunes e Silvana Covatti, do deputado federal Covatti Filho e do ex-secretário-chefe da Casa Civil Otomar Vivian. Frederico foi líder do governo Leite, enquanto Silvana, Covatti Filho e Otomar foram secretários.
Fazem parte da futura bancada do PP os deputados reeleitos Silvana Covatti, Ernani Polo, Frederico Antunes e Adolfo Brito, além dos ex-prefeitos Guilherme Pasin e Joel de Igrejinha e o ex-presidente do Ipe Saúde Marcus Vinícius.