O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em decisão proferida no sábado (17), o desembargador eleitoral Caetano Cuervo Lo Pumo, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), suspendeu direito de resposta concedido à coligação do PT por uma propaganda exibida pela candidata ao Senado Comandante Nádia (PP). Na peça, Nádia afirma que o PT "quer acabar com a Brigada Militar". A decisão do magistrado atendeu ao pedido da defesa da candidata do PP em um mandado de segurança.
O direito de resposta havia sido concedido à coligação do PT pelo desembargador federal Rogério Favretto, juiz-auxiliar do TRE-RS, no dia 14 de setembro. O tempo de 30 segundos da propaganda de Nádia foi utilizado pelos adversários na sexta-feira (16) e seria ocupado novamente nesta segunda (19).
Na decisão deste sábado, o desembargador Lo Pumo considerou que há duas decisões monocráticas divergentes sobre o assunto, em ações diferentes. Em uma delas, o direito de resposta foi concedido e, na outra, negado. Com isso, o magistrado suspendeu o direito de resposta até a apreciação do caso no plenário da Corte.
"Logo, atendidos os requisitos legais, a fim de preservar a segurança jurídica e a coerência das decisões deste Tribunal, diante de decisões monocráticas conflitantes sobre a matéria, havendo claro risco de ineficácia de eventual provimento do apelo, entendo pela atribuição de efeitos suspensivo do recurso", escreveu o desembargador, em trecho da decisão.
Agora, a coligação de Nádia tentará recuperar os 30 segundos que foram perdidos em razão do direito de resposta. Já a coligação do PT pretende manter o direito de resposta e ocupar os 30 segundos restantes que foram concedidos na decisão anterior.
Debate para o Senado
Eleitores gaúchos que ainda não decidiram seu voto para o Senado terão a oportunidade de conhecer melhor as ideias dos candidatos no debate marcado para quarta-feira (21), às 15h.
Com mediação da jornalista Simone Lazzari, o embate será transmitido de forma conjunta pela Rádio Gaúcha, por GZH e pelo portal G1 RS.
Haverá confronto direto entre os concorrentes e também um bloco com perguntas de jornalistas do Grupo RBS.