Os seis candidatos ao governo do Estado que no sábado (27) participaram de painel sobre o agro na Casa RBS na Expointer tiveram uma oportunidade singular de conhecer as grandes demandas do setor. Foram 12 perguntas (duas para cada candidato) que valeram tanto quanto as respostas, porque deram um panorama do que cada área espera do futuro governador.
Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) aceitaram o convite para a sabatina. Roberto Argenta (PSC) havia confirmado presença, mas teve de se submeter a uma videolaparoscopia para retirada da vesícula e não pode comparecer. Onyx Lorenzoni (PL) não participou porque tinha “encontro com lideranças e gravação de programas” em Passo Fundo no sábado.
Antes da primeira rodada de perguntas dos presidentes de federações, sindicatos e associações, os candidatos responderam a uma pergunta sobre o principal eixo de suas propostas para a agricultura e a pecuária e o perfil do secretário da área, caso sejam eleitos. Foi a primeira oportunidade para a plateia avaliar o grau de comprometimento com um setor estratégico e com tanto peso no cálculo do PIB.
Além dos presidentes da Farsul e da Fetag, ganharam voz para questionar os candidatos representantes dos criadores de raça (do coelho ao búfalo, como lembrou José Francisco Wolf), aves, suínos, ovinos, dos produtores de arroz, leite, azeite de oliva e biocombustíveis, dos fabricantes de máquinas agrícolas e das cooperativas, representadas pela Ocergs.
Os candidatos foram desafiados a falar de propostas. Se não as tinham, conheceram a importância do setor e saíram com subsídios para pensar o futuro.
ALIÁS
Depois do painel na Casa RBS, a maioria dos candidatos aproveitou o sábado ensolarado para circular pelos pavilhões e cumprimentar potenciais eleitores entre expositores, trabalhadores e visitantes. As imagens devem ilustrar os próximos programas eleitorais.
Concorrência no território
Quem mais ganhou com a ausência de Onyx Lorenzoni (PL) no painel sobre o agronegócio na Expointer, sábado, foi seu concorrente direto Luis Carlos Heinze (PP). Os dois disputam o voto de um setor que Heinze conhece muito bem e com o qual tem laços históricos.